domingo, 12 de abril de 2009

Folhas CSS

Folhas de estilos - CSS
A folhas de estilos ou CSS veio para facilitar a vida dos desenvolvedores web, que só com o HTML estavam muito limitados. E em sites com enumeras páginas o trabalho erra dobrado na hora de definir um padrão para todas as páginas ou fazer uma manutenção no layout do site. Tinha que abrir todos os códigos fontes e definir individualmente cada página. Com o CSS esta tarefa ficou fácil de ser feita, podendo definir um estilo e aplicalo em todo o site, com códigos na própria página ou criar o arquivo separado que é o mais usado.

Vamos conher o básico do código fonte CSS em uma página:


Exemplo








O código CSS fica dentro da TAG e se inicia dentro da TAG , note que fica também dentro das TAG's de comentário, siguinifica que é para o navegador interpretar mais não mostrar o código.

Parte a parte:

type=> Indica que está usando um tipo de texto puro para código CSS.

title=> Não é obrigatório colocar, mais é bom para se localizar na códificação.

media=> O tipo de mídia que sua página vai ser exibida, que hoje pode ser em um monitor, celular, tv, impressora, etc. , foi definida como "all" que é para todos os tipos, mais tem outras definições específicas para cada tipo.

body=> É a TAG que você quer definir o estilo.

" { " => Inicia a definição do estilo.

background-color=> Definir cor de fundo da página em hexadecimal.

" ; " => Cada linha que for definida algum parametro tem que terminar com ponto e vírgula.

color=> Definir cor do texto em hecxadecimal.

font-family=> Definir tipo de fonte do texto em toda página, percebe-se que foi usado três tipos de fontes, no caso do sistema o operacional não tiver instalodo uma das fontes acima sempre vai ter outra opção e sans-serif o estilo das fontes que são retas e não com desenhos nas arestas.

" } " => Termina a definição do estilo.

Código fonte CSS separado da página:



Feito o código é só salvar com a extenção ".css", e criar um link na página que vc quer definir o estilo.

Exemplo:



Exemplo 02







A TAG é que está linkando o código, no parametro "href=" é onde coloca o arquivo CSS que foi salvo para devinir as páginas, este link tem que estar em todas as páginas que você quer definir.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tutoriais & Dicas

Dez dicas para poupar tempo ao fazer buscas na web

Esqueça a biblioteca de Alexandria. A Internet é, sem dúvida, a maior fonte de informações da história. Entretanto, encontrar informação útil nesta caótica e quase infinita estrutura pode ser bastante complicado. Confira dez dicas para não perder tempo e otimizar suas buscas na rede.

1- Tenha claro o que procura
Estar focado no que se busca é básico para que não se perca tempo. Mas se existe algo que inclina à divagação e à dispersão é a busca na Internet. Quando estamos procurando, às vezes encontramos coisas que não eram exatamente nosso objetivo, mas que se tornam interessantes. Então, vamos olhar, e acabamos perdendo o caminho. Portanto, ao iniciar uma busca, tenha um objetivo bem definido em mente. Por exemplo, saber "qual o nome dos sete anões da Branca de Neve em espanhol" - e evite perder tempo averiguando quem dubla cada um dos personagens, o ano do filme da Disney, quantas vezes foi exibido, e assim por diante.

2- Escolha a ferramenta adequada
"Ora, o Google", dirão alguns. Mas ainda que este seja o buscador mais popular, a informação flui por diferentes caminhos. Não se restrinja ao site campeão: outros meios podem ser fóruns, blogs, sites especializados ou até mesmo seus contatos no messenger. Às vezes, o que se procura está a um contato de distância. Preste atenção também a outros mecanismos de buscas - sim, eles existem.

3- Aprenda a usar a ferramenta
Ao escolher um buscador, antes de mais nada vale a pensa investir um pouco de tempo para saber exatamente como ele funciona. Se é melhor realizar a busca usando os termos entre aspas, se usa os operadores lógicos "and", "or" e outros, ou se realiza buscas contextuais em páginas concretas. Todo o tempo gasto em conhecer a ferramenta é tempo que será economizado ao conseguir utilizá-la com objetividade.

4- Seja claro e objetivo
Ainda que os mecanismos de buscas vão sendo otimizados para entender a maneira de pensar humana, os humanos também podem conhecer a maneira de raciocinar de uma ferramenta de busca. Por exemplo, para fazer uma busca de várias palavras, é conveniente pensar não apenas em como se procura mas também em como o programa que gerencia as buscas vai entender o pedido que se faz. Por exemplo, em vez de procurar por "amor e poesia", frase que tem um "e" que muitas vezes é ignorado pelos buscadores, é melhor buscar "poesia amor" - mais facilmente o programa entenderá que são duas palavras-chave a considerar em seus parâmetros de busca.

5 - Aprenda a diferenciar à primeira vista
Ao fazer uma busca, é bom conseguir determinar de cara se os resultados têm algo a ver o que se quer encontrar. Basta olhar as primeiras palavras de cada resultado para saber se foi encontrada informação útil ou simplesmente sites que pouco têm a ver com o que se precisa encontrar. Perca alguns segundos analisando as primeiras linhas dos resultados. Você saberá se está na pista certa.

6- Use inglês, dicionários e tradutores
Outras línguas, como espanhol ou português, podem até estar ganhando mais espaço na Internet, mas a realidade é que a imensa maioria das páginas está - ou oferece versão - em inglês. Portanto, se você não encontra em português o que procura, experimente traduzir as palavras-chave para o inglês e fazer nova busca. Se precisar, utilize dicionários ou mesmo os tradutores online para investigar páginas que pareçam interessantes.

7- Aprenda a buscar indiretamente
A busca indireta dá resultados ótimos quando parece ser impossível encontrar aquilo que se busca. Trata-se de não atacar diretamente o tema que procuramos, mas buscar algo relacionado com ele. Por exemplo, procurar a letra de uma canção de Elvis Presley da qual não se lembra o nome. Se não se encontra nada a partir de "Elvis Presley", pode-se experimentar usar um pedaço da letra do qual se recorde (como "kiss me my darling"). Entre os primeros resultados, certamente estará a letra de "It's now or never". Isso é aplicável a uma grande variedade de temas, e é especialmente útil quando o tema principal da busca é muito amplo ou quando, por exemplo, buscamos o nome de uma pessoa, já que pode haver muito mais gente com tal nome do que se imagina.

8- Imagens
A busca de imagens é especialmente complicada, e para conseguir os melhores resultados, além de usar dicas anteriores (busca indireta, tradução para outras línguas), não use apenas a busca de imagens do Google, por exemplo. Procure também por sites que possam conter as imagens que você quer, e aproveite outros buscadores - inclusive específicos para imagens.

9- A Wikipedia é amiga
Se a procura é por um termo popular, é quase certo que já exista na wikipedia. A enciclopédia global online colaborativa tem informação de qualidade. Não se perde muito tempo em consultá-la, mas pode-se economizar tempo ao encontrar lá o que se procura e, muitas vezes, outras referências sobre o assunto permitem que se tenha mais fontes de informação.

10- Experiência é a princial aliada
Na busca via Internet a experiência não é um grau, são 360. À medida que fizer buscas, você aprenderá a discriminar melhor, vai adicionar aos seus sites favoritos outros buscadores especializados, que funcionem melhor para determinados assuntos, e aprenderá também a pensar mais como uma ferramenta de busca, porque as entenderá melhor. Ou seja: busque e aprenda com as buscas que faz. Em pouco tempo você se tornará uma ferramenta indispensável para outras pessoas que não vão precisar de um buscador: elas terão você.