segunda-feira, 1 de junho de 2009

IBM

International Business Machines (IBM) é uma empresa estadunidense voltada para a área de informática.

No final do século XIX, nos Estados Unidos, o estatístico Herman Hollerith idealizou uma solução eficiente para o censo de 1890. Hollerith concebeu diversas máquinas elétricas para a soma e contagem de dados, representados sob a forma de perfurações, distribuídas em fita de papel.

Estabeleceram-se circuitos elétricos e os dados podiam ser computados de forma automática e rápida.

Com o uso dessas máquinas, os Estados Unidos acompanharam o crescimento de sua população. Os resultados do censo de 1890 foram fornecidos três anos depois e com isso, fez-se uma economia de vários anos de trabalho.

Em 1896, a fita de papel foi substituída por cartões, elemento básico das máquinas IBM, e também Hollerith criou a Tabulating Machine Company. Em 1911, a International Time Recording Co., de registradores mecânicos de tempo, e a Computing Scale Co. de instrumentos de aferição de peso, uniram-se à Tabulating Machine Company, formando-se então a Computing Tabulating Recording Co. – CTR.

Com os excelentes resultados obtidos, o Governo Brasileiro resolveu contratar a CTR para o censo demográfico de 1920. Nesse mesmo ano chegaram ao Brasil as primeiras máquinas impressoras.

As constantes pesquisas de engenharia resultaram na criação e no aperfeiçoamento de novas máquinas de contabilidade.

Os produtos ganhavam maior qualidade, surgiram novas máquinas e com elas novos escritórios de vendas e mais vendedores.

Em fevereiro de 1924 a CTR mudou seu nome para International Business Machines – IBM.

Em consequência do constante e rápido desenvolvimento, a IBM criou uma subsidiária independente, chamada IBM World Trade Corporation.

As atividades da IBM World Trade Corporation se estendem hoje por mais de 150 países. As fábricas e laboratórios da IBM funcionam em 15 diferentes países.

A IBM Brasil é uma das subsidiárias da IBM World Trade Corporation. Em 1917, a IBM surgiu no Brasil, tendo sido a primeira filial fora dos Estados Unidos. O ano de 1924 marcou o estabelecimento definitivo da IBM Brasil.

A IBM é uma empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento mantendo-se na liderança do ranking de publicação de patentes há 14 anos consecutivos. Em 2005, sua divisão de PCs foi adquirida pela chinesa Lenovo.

IBM Brasil


  • 1928 – Introduziu no Brasil o cartão de 80 colunas e também os primeiros cursos técnicos.
  • 1930 – Iniciou a criação das primeiras filiais nos estados, juntamente com o apoio que a IBM deu ao setor educacional.
  • 1950 a 1954 – Foram introduzidos as primeiras calculadoras eletrônicas e outros equipamentos que alteraram profundamente os métodos de ensino e de produção.
  • 1960 – Adotou-se a denominação IBM do Brasil, onde a empresa passou a viver a era dos computadores eletrônicos.
  • 1961 – Iniciou-se, na fábrica de Benfica, a montagem dos computadores 1401. Equipamento de maior sucesso na história de processamento de dados.
  • 1964 – Com a demanda do mercado mundial de processamento de dados, iniciou-se a exportação de máquinas perfuradoras e verificadoras e, em 1970, o valor das exportações de produtos DP (Data Processing – produtos na área de computação) e OP (Office Products – produtos orientados para escritórios, como as famosas máquinas de Datilografia IBM), fabricados no Brasil já era superior a 14 milhões de dólares.
  • 1966 – IBM do Brasil assinou com a IBRA o maior contrato de serviços de dados na história da IBM. Lançou-se no mercado brasileiro a máquina de escrever elétrica, IBM 72, foram assinados também os primeiros contratos para os sistemas IBM 1130 e IBM S/360.
  • Década de 1970 – Marcada pelo crescimento da informatização no Brasil, introduziu-se o primeiro sistema de teleprocessamento no Bradesco e a instalação do primeiro CPD na Bolsa de Valores onde instalou-se o seu primeiro CPD. O computador IBM, no ano seguinte, é divulgado por todo o país com um veículo ambulante – o Road Show.
  • 1971 – Inaugurou-se a fábrica de Hortolândia, iniciando-se uma nova fase tecnológica. Em 1972, começa a produção da unidade central de processamento do computador sistema S/370 modelo 145, além das unidades de fitas magnéticas 3420 e controladoras de fitas 3803. Também em Sumaré, começa a produção da família de terminais 3270, em 1973, e a produção das impressoras seriais modelo 3287. A empresa atinge exportações de US$ 54 milhões no ano de 1974.
  • 1979 – A empresa coloca o Centro de Suporte a Clientes no Rio, em São Paulo de em Brasília em funcionamento, e inicia a produção da CPU 4341 com capacidade máxima de 16 Mbytes e em 1980, os processadores 4331-MG2 e 4341-MG2, além dos discos magnéticos 3370.
  • 1981 – Inicia-se a produção das máquinas de escrever elétricas 196 e 196C e a instalação do sistema de correio eletrônico PROFS. A empresa passa então, em 1984, a se chamar IBM Brasil. É criado, no mesmo ano, em São Paulo o Centro de Tecnologia de Software. No ano seguinte, instala-se em Sumaré o Centro de Tecnologia de Hardware.
  • 1985 – IBM Brasil faz parceria com a Gerdau, que cria a GSI (Gerdau Serviços de Informática), transferindo toda a atividade dos bureaus de serviço da IBM.
  • 1987 – A IBM Brasil completa seus 70 anos.
  • 1988 – Inicia-se as parcerias de produtos com empresas nacionais, como a Digilab, para impressoras e a Conpart para fabricar unidades de fitas magnéticas.
  • 1989 – Começam as parcerias de fabricação com a Nelco para controladoras de terminais e com a TDA para os terminais 3276/3278 monocromáticos.
  • 1994 – IBM assumiu o controle acionário da GSI. Neste ano lançou o Aptiva, com processador Intel 486 DX4.
  • 1995 – Em 1995 a IBM Brasil cria o conceito de trabalho em parceria com empresas nacionais e anuncia o primeiro protocolo de entendimento com a Conpart, para a produção de fitas magnéticas. Outra parceria, com a Gerdau, cria a GSI (Gerdau Serviços de Informática), transferindo toda atividade dos bureaus de serviço da IBM.
  • 2007 - A IBM Brasil completa seus 90 anos,com uma apresentação do grupo Bandaloop.
  • Aliança IBM


A IBM e PeopleSoft anunciaram a mais importante aliança na história das duas empresas. Esta parceria fornecerá a plataforma de infra-estrutura e as soluções empresarias mais abrangentes e integradas do setor. A PeopleSoft padronizará seus aplicativos líderes de mercado na plataforma líder de middleware da IBM, e as duas empresas passarão a comercializar as soluções conjuntas. Além disso, as empresas informaram que irão fornecer soluções novas e pré-integradas para setores específicos e estabelecer o primeiro laboratório de interoperabilidade de processos de negócio.

A PeopleSoft foi adquirida pela Oracle sendo que seus aplicativos serão integrados ao sistema de ERP da Oracle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário